Quem é Gabriel Justino?

Um pouco sobre mim

Filho caçula de uma professora e um funileiro mecânico, ambos hoje aposentados, tive uma infância repleta de amor, paciência. Na adolescência, meus pais foram muito pacientes e compreensivos, pois tinha inúmeros conflitos internos que indiretamente me levaram à psicologia. 

Adoro a companhia de amigos, familiares, estar com meu filho é uma constante descoberta, dividir a vida com minha esposa é desafiador e incrível, mas também amo ter meus momentos comigo mesmo. Tenho uma gatinha chamada Dostoiévski, nome do meu escritor favorito na juventude.

Hobbys

Ouvir podcast (Inteligência LTDA, Flow, Amplifica, Zen Vergonha).

Adoro rever lances e descobrir histórias do futebol da década de 1990 e das passadas. Tenho memórias inesquecíveis de Ronaldo Giovanelli, Viola, Neto Marcelinho Carioca, Romário, Bebeto, Taffarel, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho.

Ler, escrever, ouvir música, ver shows. Cada época, estou fissurado em algum grupo, álbum ou música. Nos últimos anos, os Beatles (discos de 1965-1970), a música tangerina de Tiago Iorc e o álbum Acabou Chorare (Novos Baianos) têm me encantado.

Gosto de assistir Master Chefe (com a minha esposa), documentários, séries e filmes. Não sei quantas vezes assisti à trilogia de “O poderoso Chefão”. Adoro filmes dos diretores Clint Eastwood, Scorsese, Tarantino, Kubrick, Ari Aster, Fernando Meirelles. Minhas séries preferidas até aqui foram “Dark e Breaking Bad”.  

Curiosidades

Minha esposa foi minha companheira de faculdade, amiga confidente e só depois de formados nos envolvemos, namoramos e casamos. Nossos amigos em comum facilitaram as coisas. 

Não gosto de comemorar os meus aniversários, apesar de amar receber parabéns. Adoro algumas fofocas de famosos, trocar memes e exercitar a inútil habilidade de buscar semelhança de pessoas, ex: Robin Williams e Bono Vox. 

Profissão e atuação clínica

Sou especialista em Psicologia Clínica pela SOBRAPHE-SP e formado pela USC-Bauru. Psicólogo clínico há aproximadamente 13 anos, atendendo jovens e adultos. Acolher o sofrimento e possibilitar meios de enfrentamento às crises e à dor humana é a minha paixão e me faz sentir cada vez mais humanizado em meu trabalho.

Minha abordagem em psicologia

A psicologia fenomenológico-existencial é uma abordagem que se concentra na experiência subjetiva do indivíduo. Em vez de buscar explicações universais para o comportamento humano, ela se volta para a compreensão de como cada pessoa vivencia o mundo de forma única. Suas bases teóricas têm como principais representantes os filósofos Edmund Husserl e Martin Heidegger.”

Experiências profissionais

Desde 2012.

Tenho desenvolvido atendimentos de psicoterapia clínica presencial e online para jovens e adultos. Supervisão e grupos de estudos para psicólogos, cursos para graduandos de psicologia, cine fórum, mesas redondas, palestras.  

Locais: SESI, SESC de Bauru–SP, faculdades como: FIJ em Jau-SP, USP, ETEC, UNESP, UNISAGRADO, CEISA, CASA da Criança, CASA da Esperança, ACAE BETA em Bauru-SP, CIEE de Bauru e grande São PAULO.

De 2017-2024.

Fui banca de TCC de graduandos do curso de psicologia e já lecionei em curso de férias e algumas aulas da disciplina Técnicas de psicologia clínica na abordagem fenomenológica.

Local: FIB (Faculdade Integrada de Bauru-SP) 

De 2016-2024.

Desenvolvi grupos com mães de jovens cumprindo medidas Sócio educativas. Palestras com pais e responsáveis de crianças e adolescentes de Centros de Convivência. Capacitação a educadores e equipe educativa.

Locais: Centros de Convivência, Centro de referência da Assistência Social  e Centro de Referência Especializada em Assistência Social de Bariri e Itaju-SP

De 2006-2021.

Atuei no trabalho com famílias em Programas e Projetos Sociais em Bauru–SP. Já fui voluntário, estagiário, educador, psicólogo e coordenador geral em Serviços voltados a grupos de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e educadores.

Locais: Caritas Diocesana, Lar Escola Rafael Maurício e Projeto Caná.

Livros publicados

No ano de 2017, tive um livro publicado com registro na biblioteca nacional da Alemanha com o título: As ressonâncias do Projeto Social na vida do Adolescente: uma análise da psicologia fenomenológico existencial, pela editora NEA- Novas edições acadêmicas. 

Em 2024, lancei meu primeiro e-book direcionado a mães e pais de crianças e pré-adolescentes e educadores com o título: Por que meu filho me estressa tanto?

Rolar para cima